Peruas e sedãs pequenos são opções para bagagem

Peruas e sedãs pequenos são opções para bagagem - Quando, em 2007, a Chevrolet lançou a Montana com motor 1.4, ela não estava completamente segura de que um carro "carregado" pudesse ter um propulsor que não o 1.8. Mas o consumidor aceitou, e agora o 1.4 equipa também a Meriva.

Acompanhado de uma nova grade e de lanternas translúcidas, o motor revigora a minivan, que sempre ficou para trás da Fiat Idea em vendas. E a Idea sempre teve motor 1.4.

Na pista de testes, a diferença de desempenho entre os motores 1.4 e 1.8 é clara. Da imobilidade aos 100 km/h, por exemplo, a Meriva 1.4, com álcool, leva 13,93s. A 1.8, a partir de agora equipada apenas com câmbio automatizado, exige 11,88s.

A Idea 1.4, testada em 2007, fica ainda mais para trás, com o tempo de 16,81s. Sua revanche, no entanto, aparece no consumo. Em percurso urbano com gasolina, ela roda 2,5 km a mais que a Meriva 1.4.

Aliás, o consumo da minivan da Chevrolet prova que seu temor inicial tinha razão de ser --e que, com motor 1.4, ela só deve ser a escolhida se o motorista fizer questão do câmbio manual ou se não tiver os R$ 2.450 da diferença entre os preços básicos da 1.4 e da 1.8.

Na cidade, o propulsor mais fraco anda 7,5 km com um litro de álcool, apenas 300 m a mais que o motor maior --ou 200 m na estrada. A diferença urbana é de 400 m com gasolina.

Ou seja, melhorias que otimizariam o consumo, como o coletor de admissão em plástico --feito para diminuir o peso-- e o cabeçote do motor com balancins roletados --o que diminui o atrito-- não conseguiram ser assim tão eficientes.


Com 19% das vendas para taxistas e outros 30% para frotistas, a Meriva tem preço inicial de R$ 45.790 com motor 1.4. Entre os itens de série, há ar-condicionado, trava e vidros elétricos e direção hidráulica.

A Fiat cobra R$ 42.590 pela Idea 1.4, mas o ar-condicionado é vendido como opcional junto com vidros escurecidos e pára-brisa dégradé por R$ 4.108.

Sorte da Chevrolet que suas pesquisas indicam que a aparência é o primeiro fator de compra -uma barra cromada foi colocada na tampa do porta-malas para dar um ar mais sofisticado. Depois, o cliente considera o espaço e o conforto. Ninguém fala em desempenho.

Nota: O interessante é avaliar bem se o automóvel é de boa procedencia se for usado.

Postar um comentário

0 Comentários