Dicas para novatos e quem vai viajar

Dicas valiosíssimas!

A moto deve estar pronta para a viagem: os pneus com a calibragem correta,
abastecida, a corrente deve estar lubrificada, e toda a parte elétrica
funcionando perfeitamente;
A bagagem deve estar bem amarrada, e distribuída
de forma a dividir corretamente o espaço com o piloto da moto (no caso de ir
alguém na garupa, a bagagem deve estar em bolsas laterais e/ou sobre o
tanque de gasolina da moto);
Caso exista bagagem sobre o tanque de gasolina
da moto, a mesma não deverá ser colocada de forma a atrasar e dificultar o
reabastecimento da moto;

É conveniente e seguro fazer a checagem da
amarração da bagagem com regularidade durante a viagem, uma ponta de
elástico (extensor) solta pode causar um acidente, caso se enrosque nos
raios da roda ou mesmo na corrente de transmissão;

As paradas para reabastecimento devem ser feitas em função da autonomia da
moto, como também em função da experiência e da resistência física do piloto
e do garupa.
Trechos de aproximadamente 180 a 200 km de extensão são os
ideais para serem percorridos entre as paradas;

A roupa para viagem deve ser confortável e deve ao mesmo tempo proteger o motociclista, a combinação ideal é uma calça jeans (grossa e macia), blusão e luvas de couro, bota de cano médio (metade da canela);

Uso de capacete integral (fechado) com viseira; Colocar na bagagem, em local de fácil acesso, combinações de peças alternativas do vestuário, de forma a enfrentar
mudanças bruscas que possam ocorrer durante o percurso (chuva, frio,
neblina, calor excessivo, etc.) além é claro, do conjunto impermeável para
chuva;
Não se deve estar ingerindo refrigerantes e salgados em todas as
paradas para reabastecimento, dê preferência para os alimentos naturais
(frutas, sucos, iogurtes, etc.) quando der fome;
Na hora do almoço faça um
lanche reforçado, e dê um tempo parado (no mínimo uma hora) para que ocorra
a digestão.

Só almoce uma refeição completa e tradicional se realmente não
houver outra opção; Procure descansar no período entre o meio-dia e as duas
da tarde, é a hora ideal para checar a amarração da bagagem, lubrificar a
corrente da moto, conferir as condições gerais da moto (pneus, funcionamento
do farol, piscas, etc.), planejar o roteiro da parte da tarde, enquanto
espera o sol abrandar um pouco;

Evite viajar à noite, bem como muito de madrugada pela manhã, é uma hora em que os cuidados devem ser redobrados;

Procure sempre pernoitar em hotéis, pousadas ou mesmo postos de combustível
que tenham alojamento, e que ofereçam total segurança para você e para a
sua moto. É preferível se alojar nestes locais ao longo das estradas, do que
escolher as grandes cidades, ou pior ainda, a periferia das grandes cidades
(mesmo que neste caso o estabelecimento seja de boa categoria); Para saber
como estão as estradas procure conversar com os caminhoneiros ou com
policiais da Polícia Rodoviária Federal, com eles você obterá a informação
correta.

Se o tempo esfriar e a sua moto ficar estranha, sem estabilidade, regule os
pneus. Diferenças na temperatura alteram a calibragem dos pneus em várias
libras.

Quando estiver ao lado de ônibus e caminhões nos semáforos ou cruzamentos,
sem visibilidade, evite largar na frente. Prefira esperar até que eles se
movam e sirvam de "escudo". Só depois ultrapasse.
Ao parar em semáforos ou
cruzamentos prefira ficar ao lado de algum automóvel ou na direita, junto ao
meio-fio. É a garantia de evitar abalroamentos.

Não abuse da velocidade e mantenha distância de outras motos.

Esta mensagem foi enviada por Falcão Negro.... Haroldo Quinole.

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