Novo Cherokee Sport resgata visual quadrado

Novo Cherokee Sport resgata visual quadrado. O Jeep Cherokee Sport está finalmente curado da crise de identidade que o atormentou nos últimos seis anos. Depois de conquistar um lugar de destaque no mundo off-road (e on-road), a partir do lançamento em 1995, o modelo teve a reputação abalada com a chegada da segunda geração, em 2002.

As linhas retas e marcantes haviam sido substituídas por contornos arredondados e pouco harmoniosos. O equívoco estratégico se refletiu nas vendas, com o utilitário esportivo perdendo gradativamente espaço no mercado brasileiro. Mas a Chrysler, dona da Jeep, fez o ‘mea culpa’ ao resgatar as características visuais que permeiam a história da marca: o design retilíneo está de volta.

O G1 andou no novo Cherokee Sport a convite da Chrysler do Brasil. E logo de cara é possível ver que a plástica fez bem ao modelo intermediário da Jeep, vendido a R$ 125 mil – posicionado entre o topo de linha Grand Cherokee (a partir de R$ 175 mil) e o modelo de entrada da marca, o Wrangler (R$ 105 mil). É nítida a releitura da primeira geração com a volta do estilo ‘caixotinho’ ou ‘botinha’, nada de penduricalhos, detalhes e saliências arredondadas. Tudo foi projetado para passar a imagem de robustez esperada de um legítimo Jeep, como os pára-choques e as caixas de rodas bastante proeminentes.

E toda essa robustez não fica restrita ao visual. A parte mecânica também recebeu ajustes. O sistema de tração integral é mais avançado, o Selec-Trac II, e conta com bloqueio de diferencial central e reduzida. Já a suspensão, independente na dianteira e multi-link na traseira, foi recalibrada para garantir mais conforto aos ocupantes – inclusive no asfalto.

No teste realizado em uma pista montada exclusivamente para a apresentação dos modelos Jeep, na cidade de Itu, interior de São Paulo, o Cherokee Sport mostrou versatilidade ao transpor os obstáculos (inclinação lateral, subida e descida íngremes, depressões e pêndulo) sem dificuldades. Além do diferencial central blocante, o modelo conta com o sistema Brake Lock que, por meio de sensores dos freios ABS, monitora a ação das rodas evitando o giro em falso. Com isso, é possível transferir até 100% da força motriz para apenas uma das rodas. Um equipamento muito útil para enfrentar as trilhas off-road mais pesadas.

O motor V6 SOHC de 3,7 litros continua o mesmo da versão anterior. São 211 cavalos de potência a 5.200 rpm e 32,5 mkgf de torque a 4.000 rpm que garantem bom desempenho ao SUV. O câmbio automático, de apenas quatro marchas, também não foi modificado. E esse é um dos pontos fracos do modelo. Em certas ocasiões, principalmente no uso rodoviário em altas velocidades, o equipamento hesita entre esticar a marcha atual ou passar para a marcha seguinte, causando um tranco no momento da troca. Vale lembrar que os concorrentes diretos são equipados com câmbios de cinco marchas, mais modernos e eficientes por terem relações de marchas mais próximas e graduais.

Na parte de segurança, o Cherokee Sport vem de série com o programa de estabilidade eletrônica (ESP), controle de tração em qualquer velocidade, freios ABS de última geração e airbags laterais adicionais. O espaço interno é adequado ao segmento e comporta cinco passageiros sem apertos. Já o acabamento fica a dever para um modelo vendido a R$ 125 mil, pois abusa do uso de plásticos rígidos no painel, console e revestimentos das portas.

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