Fusca de 0 a 100 km/h na casa dos 10 seg

Um Fusca com 100 cavalos, pode estar certo, anda pra burro. É uma relação peso:potência de 8:1, o equivalente a um carro médio com 160 cavalos, portanto, nada mal. Já se pode esperar uma arrancada que faça o 0 a 100 km/h na casa dos 10 seg. Vamos a ele.

Receita
Aliviar o volante em mais ou menos 30% do seu peso original, portanto, dos 7,8 kg baixar para 5,5 kg. Veja bem, não é necessária a exatidão nessa aliviada, há uma tolerância de mais ou menos 200 gramas.
Balancear o conjunto.
Trocar o comando de válvulas por um de 285º. Os comandos americanos da Engle são os ideais. Deixar o levante de válvulas com 12 mm.
Usar cabeçotes da Brasília antiga, ou seja, do motor 1600 fabricado até o ano de 1984 (os de 1985 em diante são diferentes). Este cabeçote é mais reforçado. Usinar dutos, manter as válvulas originais e aumentar a taxa de compressão para 8,5:1.
Usar molas duplas de válvulas, americanas, da Engle. Isso é necessário pois o motor atingirá rotações mais altas e, por conseguinte, as molas trabalharão mais rápido. Regular a pressão das molas da seguinte forma: Pressão inicial, de 90 a 110 libras. Pressão final, de 220 a 230 libras. As oficinas de retífica têm a máquina que mede essa pressão.
Usar kit de carburação Weber 40 IBF. O kit consiste em: dois carburadores Weber 40 IBF duplos, dois coletores, dois filtros a seco, um kit de acelerador.
Transformar o distribuidor original, que é a vácuo, em centrífugo. A Mecânica Milani, de São Paulo, faz o serviço.
Usar a ignição transistorizada do Fusca Itamar, o Fusca fabricado a partir de 1993.
Usar a carcaça da ventoinha moderna, da Kombi ou Fusca Itamar, pois ela tem o radiador de óleo deslocado e refrigera melhor o motor, principalmente os dois cilindros da esquerda, de quem olha ao abrir, do capô.
Manter as polias da ventoinha originais. Mudá-las altera a velocidade de rotação da ventoinha, piorando a refrigeração.

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