Dicas importantes aumentam a segurança do motociclista e evitam grandes prejuízos

Segurança é coisa séria e, no caso de motos, deve receber atenção redobrada. Seja para o uso no asfalto, seja para o uso na terra, o veículo precisa estar com a manutenção sempre em dia para garantir o bem-estar do piloto e das outras pessoas.

Numa revisão periódica, devem ser verificadas, principalmente, as condições de pneus, freios, correntes, filtros, velas e suspensão, além dos instrumentos do painel, como as luzes, os piscas e a buzina. A troca do óleo do cárter também não deve ser deixada de lado, já que dessa forma o desgaste dos componentes do motor será menor.

Alguns cuidados também devem ser tomados na hora de lavar a moto. Determinadas peças, por serem mais expostas e sensíveis do que as de carros, merecem atenção especial. A regra número 1 é a mesma para as motos e os automóveis: a água deve ser jogada quando o motor estiver frio, para evitar choque térmico.

Mas, antes de molhar a moto, o motociclista precisa vedar a saída do escapamento com sacos plásticos: a água pode ficar alojada e, com o tempo, provocar ferrugem. O filtro de ar também deve ser protegido. Não é aconselhável usar equipamentos de alta pressão: o jato de água diretamente sobre as faixas e os adesivos pode arrancá-los.

Postar um comentário

0 Comentários