Brasileiro de Motocross 2008 promete ser o mais emocionante dos últimos tempos

Brasileiro de Motocross 2008 promete ser o mais emocionante dos últimos tempos.

Brasileiro de Motocross 2008 promete ser o mais emocionante dos últimos tempos

A cidade de Indaiatuba, em SP, irá sediar a grande abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross. A prova acontecerá dentro do Centro Educacional de Trânsito da Honda, nos dias 8 e 9 de março. Esta é uma etapa que a cada ano adquire mais tradição no calendário nacional. Este será o décimo ano que a cidade paulista recebe a abertura da competição.
A temporada 2008 do Campeonato Brasileiro de Motocross promete ser uma das mais emocionantes de todos os tempos. A chegada de novos nomes e o fortalecimento das principais equipes deixam a disputa pelo título ainda mais acirrada em todas as categorias, e especialmente na MX1 e na MX2.
Além disso, o campeonato vem com uma série de mudanças. A principal é a criação da categoria CRF 230, onde irão competir somente motos da Honda. "Ela vem para suprir uma lacuna grande que havia no motocross, fomentará o esporte. Novos pilotos poderão participar das disputas com uma moto mais barata e em uma categoria que contará somente com iniciantes“, explicou Alexandre Caravana, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Para garantir que apenas pilotos novatos participarão da CRF 230, a CBM vetou a inscrição dos 100 primeiros colocados do ranking nacional na categoria.
Outra novidade é na estrutura da competição. Em 2007, o sábado era dedicado aos treinos e o domingo às corridas. Neste ano, haverá competição nos dois dias. No sábado acontecerão os treinos e as baterias da CRF 230, 65cc, 85cc e MX3. No domingo, é a vez da MXJr, MX1 e MX2. A intenção é dividir melhor a programação, tornando os dois dias de competição mais atrativos.
Campeã na 85cc, na MX2 e na MX1, a Honda Racing manteve a base do forte time do ano passado. Wellington Garcia, que venceu as duas principais categorias da modalidade em 2007, começa a temporada como o nome a ser batido. Além disso, na MX1 a equipe conta ainda com Leandro Silva, Marcello "Ratinho“ e Thales Villardi. Os dois últimos também representarão a equipe na MX2. Além deles, Jean Ramos e Eduardo Lima reforçam o time na categoria.
Na 85cc, Everaldo Filho e Cézar Zamboni compõem o Honda Racing Team. Os três primeiros colocados dessa categoria em 2007, Hector Assunção, Gustavo Takahashi e Rodrigo Lama subiram e vão representar a equipe na MXJr este ano.
Já a Pro Tork, que em 2007 venceu a 65cc e a MX3, se reforçou com Roosevelt Assunção e Mariana Balbi. Outra mudança que chamou a atenção foi a chegada de Jorge Balbi, o pai, para chefiar a equipe, que agora passa a contar com um dos mais experientes nomes do motocross nacional em seu comando.
A base da Pro Tork foi mantida. João Paulino "Marronzinho“ continua como o principal nome e forte candidato ao título na MX1. Na MX3, Milton "Chumbinho“ Becker e Nico Rocha fazem parte da equipe que, na MX2, irá contar com Adrian Cantero, Rafael Faria e Ânderson Cidade.
A Dunas Race/Yamaha foi a equipe que fez a contratação de maior impacto para a temporada de 2008. O piloto da equipe na MX1 será o norte-americano Scott Simon. Ele rivalizou com Balbi nas últimas etapas do AMA 2007 e promete ser mais um forte candidato na disputa pelo título brasileiro. Na MX2, Lucas Moraes se recuperou de contusão e também integra a equipe.
Já a equipe Oásis Racing Team, campeã da MXJr em 2007, perdeu Jean Ramos para a Honda. Sem contar com seu piloto campeão, a equipe foi em busca de reforços, e acabou encontrando três grandes nomes: João Paulo Stédile, Rafael Zenni e Rodrigo Selhorst. Os três irão competir na MX1 e 2.
Outra novidade é a equipe KTM, que participará pela primeira vez da competição. Ela irá contar com o piloto Swian Zanoni, considerado uma das principais revelações do motociclismo nacional. O piloto é um dos favoritos na MX2 e vai disputar também a MX1. O Campeonato Brasileiro de Motocross acontece em oito etapas.
O Campeonato Brasileiro de Motocross tem o patrocínio de Honda e Móbil. Co-patrocínio Pro Tork. Apoio Pirelli, Prolink, Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Fundação Social de Solidariedade (Funsol). A Organização é da Federação Paulista de Motociclismo e Supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.

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