Nano, o carro mais barato do mundo

Nano, o carro mais barato do mundo e baixo consumo. A indiana Tata Motors finalmente revelou o aguardado carro de US$ 2.500 (cerca de $ R$ 4.500). Apresentado hoje no Salão de Nova Déli, o modelo recebeu o nome de Nano, e, dentro de alguns meses, será o carro mais barato à venda no mundo. Na Índia, seu preço será de 100 rúpias.


O Nano tem espaço para cinco ocupantes e é movido por um motor traseiro de 33 cv e 624 cc, sendo capaz de alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h. O câmbio é manual de quatro marchas. Segundo a montadora, o veículo abastece seu tanque de 30 litros com gasolina e tem consumo de 23 km/l. Suas emissões de CO2 atendem às exigências do padrão Euro 4 e uma versão a diesel está nos planos.

A indiana Tata Motors finalmente revelou o aguardado carro de US$ 2.500 (cerca de $ R$ 4.500). Apresentado hoje no Salão de Nova Déli, o modelo recebeu o nome de Nano, e, dentro de alguns meses, será o carro mais barato à venda no mundo. Na Índia, seu preço será de 100 rúpias.
O Nano tem espaço para cinco ocupantes e é movido por um motor traseiro de 33 cv e 624 cc, sendo capaz de alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h. O câmbio é manual de quatro marchas. Segundo a montadora, o veículo abastece seu tanque de 30 litros com gasolina e tem consumo de 23 km/l. Suas emissões de CO2 atendem às exigências do padrão Euro 4 e uma versão a diesel está nos planos.

O modelo tem cerca de 3 m de comprimento, 1,5 m de altura e 1,4 m de largura e, segundo a Tata, atende a todas as normas de segurança. Seus bancos não são reclináveis e não há opção para instalação de rádio ou direção hidráulica como opcionais. Uma versão de luxo também é oferecida, com ar-condicionado e faróis de milha. O painel de instrumentos conta apenas com velocímetro, indicador de combustível e luz indicadora de óleo, todos localizados sobre o console central.
Durante o lançamento, o presidente da montadora, Ratan N. Tata, declarou que teve a idéia de desenvolver o carro ao observar uma família, com um homem, uma mulher uma criança e um bebê, andando sobre uma moto. 'Hoje nós temos, de fato, um carro popular, que é barato e ainda atende às normas de segurança e emissões', disse.
A marca espera vender cerca de 200 mil unidades do modelo por ano. A exportação do Nano não está nos planos da Tata, pelo menos até o ano que vem.

Postar um comentário

0 Comentários