Multas por quebra-mato irregular crescem 959%

Multas por quebra-mato irregular crescem 959%

A regulamentação sobre o uso do quebra-mato --estrutura metálica colocada à frente do pára-choque dianteiro-- completou um mês na semana passada e já causa reflexos nas lojas de acessórios e nas estatísticas de multas de trânsito.

A Polícia Militar Rodoviária de São Paulo registrou 169 autuações pelo uso irregular do equipamento em 2006, quando a lei só previa multa para acessórios que excedessem a largura máxima do veículo. No ano passado, foram 1.791, ou alta de 959% em relação a 2006.

"A maioria das infrações foi em dezembro, quando a regulamentação entrou em vigor", afirma Cláudio Ceoloni, tenente da PM. Na cidade de São Paulo, não há estatísticas precisas sobre o acessório irregular.

As lojas registraram queda na procura. "Quando surgiram boatos de que o quebra-mato seria proibido, o movimento começou a cair. Hoje, as vendas são 60% menores do que há dois anos", calcula Napoleão Figueiredo, dono da loja Napol.

A resolução 215 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que regulamenta o uso do quebra-mato, exige que o acessório tenha uma plaqueta de identificação e estabelece tamanhos e pesos máximos.

Postar um comentário

0 Comentários