Mundial MX - 250cc dois ou quatro tempos até 23 anos

Mundial MX - 250cc dois ou quatro tempos até 23 anos - MX1 terá novo limite

A FIM - Federação Internacional de Motociclismo - Definiu em sua última reunião em conjunto com a Youthstream - promotora dos campeonatos - no dia 21 de Dezembro novas regras e diretrizes para o Mundial e Europeu de Motocross.As mudanças são válidas a partir da temporada de 2010. Vamos a uma breve análise do que foi divulgado:

1. Ruído - O Presidente Vito Ippolito planeja um programa para "redução significante de ruído" no Motocross e SuperMoto, com pleno apoio da Youthstream. Os testes de ruido serão dinâmicos em contraste com os atuais testes estáticos.Atualmente os testes de ruido são feitos com as motocicletas paradas a um regime pré-determinado de rotações por minuto. Estes testes não refletem a realidade dentro das pistas. Muitas equipes desenvolvem mecanismos para funcionar os motores em "modo de teste" e em "modo de pista" onde o ruído (e desempenho) são bem maiores.Segundo Wolfgang Srb os testes serão realizados em trechos na pista de aceleração plena com as motocicletas identificadas atravéz dos transponders.

2. Categorias do Motocross - A partir de 2010 as classes MX1 e MX2 estarão restritas a motocicletas monocilindricas. Motocicletas multi-cilindricas (atualmente apenas a Aprilia RSX) apenas na MX3.Capacidade cúbica: 250cc na MX2 e até 650cc na MX3. Não há diferenciação entre motores dois ou quatro tempos. Atualmente a capacidade na categoria MX1 ainda é discutida e a decisão final sai nos próximos três meses.A principal aposta é que a MX1 será limitada em 350cc. Os fabricantes japoneses são os que apresentam as maiores resistências a esse novo limite, mas há um consenso geral entre a FIM, promotores e equipes que 450cc são demais e pouquíssimos pilotos ao redor do globo conseguem utilizar todo o potencial destes motores.Limite de Idade - A categoria MX2 será disputada apenas por pilotos de até 23 anos. E o campeão da categoria poderá defender o título apenas uma vez (no ano seguinte).

3. O FIM Júnior World Championship ganha a categoria 65cc em 2010. Todas as classes (65cc, 85cc, 125cc) serão disputadas exclusivamente por motocicletas 2 tempos.

4. O peso mínimo das motocicletas também será revisto.

5. O presidente da FIM pediu um estudo sobre a regulamentação de novas e sofisticadas tecnologias no Motocross e SuperMoto como controle de tração e similares. Os pilotos devem ser capazes de mostrar seu talento e capacidade sem caríssimas ajudas tecnológicas.

Postar um comentário

0 Comentários