Teste da Corrente de Comando em Motocicletas

Para quem tem pouco conhecimento: O comando de válvulas na moto é transmitido através de uma corrente (ou vareta, nas mais primitivas) ligada no eixo da cambota (virabrequim) até o eixo de comando na parte superior do motor, nos carros usa-se correia dentada. Essa correia, segundo o Wikipedia,  é uma cinta de material flexível que geralmente é  feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada e serve para transmitir a força e movimento de uma polia ou engrenagem para ouras.

Acerta da corrente de comando, com o uso apresenta fadiga e para compensar isso existe um tensor de baquelite, fixo na parte posterior do motor para guiá-la, e na parte traseira há um tensor móvel, o qual é pressionado contra a corrente pelo Acionador do Tensor da Corrente de Comando.  Esse tensor em muitos casos apresenta um barulho que incomoda a grande maioria dos motociclistas e pode estar alertando sobre a necessidade de sua substituição ou apenas regulagem em alguns casos.

Nas motos Honda de 200 a 250cm³ nacionais as quais fazem uso da mesma peça, tem-se freqüentemente notado a fadiga do Acionador do Tensor da Corrente de Comando, e isso ocorre sem um período base de uso, podendo ocorrer aos 3.000 km de uso ou 50.000 km. 

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